28 de agosto de 2016

"O céu não está definido a uma denominação", diz André Valadão sobre diferentes doutrinas

André Valadão atende presentes na tarde de dedicatórias nas Lojas Americanas em Fortaleza (CE). (Foto: Karlos Aires).


O pastor André Valadão esteve em Fortaleza no dia 21 de agosto para promover seu novo projeto Musical, o CD e DVD “Crer para Ver”. O cantor atendeu os presentes do evento que aconteceu na Lojas Americanas do Shopping Iguatemi. Tivemos a oportunidade de entrevistá-lo sobre seu ministério, críticas da internet e teologia. Confira imagens do evento clicando aqui.

Ministrações em Igrejas

Engana-se quem pensa que André só se apresenta em grandes shows. O Pastor costuma ministrar o louvor e a palavra em igrejas, seja ela pequena ou grande. “Isso é a minha alegria, eu amo estar ministrando seja onde for. É claro que a gente tem uma demanda de grandes eventos e a gente tem uma estrutura para isso, onde fazemos grandes eventos e ministrações de impacto para muitas pessoas”, disse.

“Mas, eu amo pregar a palavra de Deus e chegar onde as pessoas estão, na realidade delas também, e isso é um prazer que eu tenho. Faz parte do meu chamado, eu me completo fazendo isso. Eu me sinto exercendo aquilo que Deus me chamou. E com isso eu toco com a banda da igreja local, eu vou com mais um companheiro ou dois que trabalham comigo e vou pra servir. Vou pra honrar a igreja, o pastor no que ele necessita. Isso é meu prazer também”, completou.

Culto ao ar livre na comunidade Recreio (BA), onde vários jovens se renderam a Cristo.
(Foto: André Valadão).
Críticas na internet

André Valadão, assim como qualquer pessoa de destaque na TV ou Internet, já foi alvo de críticas. Ele conta como lida com essa situação. “Eu sou muito tranquilo, eu me preocupo mais em ouvir a opinião de quem é uma liderança na minha vida. Então, seja uma crítica, uma palavra, uma repreensão de pessoas que eu considero minha liderança, essa sim eu tomo como definitivas para a minha vida ou de direcionamento”, pontuou.

“Agora na internet tem de tudo, né? E a gente acaba que recebe algumas situações, mas 90% são sempre positivas nas palavras e compartilhamentos. Graças a Deus, Ele tem me permitido ter um público de milhões de pessoas tão queridas, companheiras, que entendem o meu ministério, que entendem essa visão que eu tenho, tanto como pastor, cantor, empreendedor. Eles sabem como eu sou. Então é muito bom. Acontece de vez em quando de aparecer algum por ali, mas não é frequente não”, ressaltou.

Divergências teológicas

André Valadão em missão pelo sertão da Bahia.
Foto: (André Valadão).
Como pastor, André é convidado para pregar numa sorte de igrejas brasileiras. Perguntamos como ele consegue lidar com as várias diferenças entre linhas teológicas e doutrinas. “Pra mim é muito tranquilo. Eu falo que isso é um pedaço do céu. O céu não está definido a uma igreja ou a uma denominação. O tamanho da graça de Deus, a maneira que Ele entende essa verdade da nossa fé é muito mais ampla do que a nossa limitação cerebral, mental, sabe?”, disse.

“Nós nos limitamos porque nós frequentamos o lugar que nós nos identificamos. Não significa que a outra igreja não tenha a visão. Então, a minha busca é de levar o povo de Deus a adorar a Deus e crer e ter fé. A minha palavra sempre é de fé. Chega a ser a minha marca mesmo. Eu levo uma palavra sempre voltada para a vida de fé em Cristo Jesus. Então, isso transpõe realmente qualquer bandeira denominacional ou qualquer realidade. Seja a igreja tradicional ou contemporânea, ela entende bem a mensagem. Eu tenho conseguido trafegar em tudo isso nesses 12 anos de ministério, viajando e tem sido muito bom”, ressaltou.

CD e DVD “Crer para Ver”

O “Crer para Ver foi mais um projeto de André gravado no Nordeste, dessa vez em Cabo de Santo Agostinho (PE). Questionado pela escolha do local, ele responde: “Rapaz, tem hora que eu acho que tinha que morar no Nordeste, viu?”, disse ele rindo. “Eu amo demais essa região do Brasil e me edifico muito com todo povo nordestino. A gente tem vivido, em cada ministração aqui no Nordeste, experiências muito fortes com Deus”, comentou.

“Não seria diferente. Eu não teria outra direção se não gravar um outro projeto no Nordeste que foi o que aconteceu com o 'Crer para Ver'. Gravamos no dia 26 de setembro em Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco, do lado de Recife. Foi uma noite muito especial”.

Influência musical

O disco é recheado de canções de adoração e da sonoridade pop. A música que abre o projeto, “Eu danço”, é eletrizante e explosiva num “ritmo que vem lá do alto”. Perguntamos sobre sua atual influência musical. “Eu acho que hoje... A gente vai amadurecendo também um pouco mais e vai entendendo aquilo que realmente a gente tem dentro da gente", comentou.

"Hoje, particularmente, eu componho baseado em realidades muito próprias mesmo. Esse disco 'Crer para Ver', ele é 90% de canções inéditas e elas fluíram mesmo de experiências minhas sem nenhuma busca de referências. Uma coisa muito minha, bem direta mesmo e eu estou muito feliz com o que temos visto e vivido através desse disco. Tem sido uma experiência sensacional”.

Parceria com a Gataway Worship

André Valadão e sua irmã, Ana Paula Valadão, participam de evento na igreja Gateway nos EUA. (Foto: Reprodução).


No novo disco, André canta em português, duas canções do grupo musical americano “Gateway Worship”. “São verdadeiros amigos. A Gateway é uma parceira mesmo no Ministério e tem sido uma bênção de Deus na minha vida. Então, tanto a canção "Encontrei-me em Ti" e a canção "Muralhas", são ferramentas de Deus através desse projeto com a Gateway”.

Reunião de cantores brasileiros

Ana Paula Valadão, irmã de André, realizou mais um fórum onde se reuniram diversos cantores cristãos do Brasil. Com o objetivo de abrir discussão sobre assuntos relacionados à adoração no Brasil.

“A Ana Paula hoje trabalha na Gateway. Ela mora nos Estados Unidos, ela é uma obreira da igreja Gateway nos Estados Unidos e tem conseguido fazer várias pontes, no caso, aqui no Brasil, para que haja esse movimento que a Gateway promove. Da unidade da liderança de adoração para os fóruns de discussões, de palestras. E tem trazido isso para o Brasil também e tem sido muito edificante. Eu creio que a nossa música, a música cristã brasileira, tem amadurecido e criado raízes na igreja local e tem sido maravilhoso”, finalizou o pastor.

O CD e DVD “Crer para Ver” pode ser encontrado nas Lojas Americanas, além de outras lojas do ramo religioso e livrarias como Saraiva e Cultura. Além das plataformas digitais como iTunes, Spotify, Deezer e outros.


Entrevista realizada por Karlos Aires

Nenhum comentário: