7 de novembro de 2016

[Playlist] Canções que nunca deveriam ser esquecidas pelas igrejas

Genésio de Souza, Guilherme Kerr, Grupo Som Maior, Grupo Logos e Marcos Gois.


Olá, caros leitores da minha coluna. Tudo bem com vocês? Eu espero que sim. Do lado de cá está tudo indo meio sei lá... Mas, vamos ao que interessa? Essas dias ando meio saudoso com canções cristãs mais antigas. Eu sei que vocês amam pular ao som das novas bandas e músicos, mas se me permitem, quero compartilhar com vocês algumas canções mais antigas que tanto amo.

Venho de uma igreja bem tradicional e lá cantamos músicas da década de 80 (é sério mesmo). Então, essas músicas sempre fizeram parte do meu cotidiano e tenho alegria em cantá-las. Hoje não tem muita embromação, vamos para nosso top 5? Vamos!

01. Seja Engrandecido – Genésio de Souza

Essa é uma das canções que o grupo de louvor da minha igreja toca. E eu a amo tanto. Pense numa letra que exalta ao Senhor. “Aleluia, Te louvo. Pois sei que sobre todos és Senhor”. Numa época onde as músicas estão sempre apontando para o nosso ego, canções como essa do Genésio de Souza são puramente de adoração. Se a sua igreja não canta, sugira hoje mesmo para o seu grupo de louvor. Veja abaixo uma belíssima versão do canal “Dois Dedos de Teologia” e clique aqui para ver o depoimento do próprio Genésio de Souza sobre a canção.

02. Barnabé – Guilherme Kerr

Conheci Guilherme Kerr neste ano, mas se eu pudesse o teria conhecido quando criança. Ele é dono de canções tão belas.  Nosso encontro foi numa belíssima cerimônia do ChildFund Brasil, uma organização que ajuda crianças em estado de vulnerabilidade. Juntamente com Gerson Borges e o vocalista da banda Crombie, Paulo Nazareth.

Uma das canções da apresentação do trio foi Barnabé e de cara eu me apaixonei. Comprei um disco do Guilherme que tem essa música e descobri que ela é na verdade bem antiga. A letra é linda e a melodia é uma moda de viola (tipo Sérgio Reis).


03. Jesus Cristo Mudou Meu Viver – Som Maior

Um sonho: ensaiar essa música com um coral e executar num culto ao Senhor. Que música mais bela, que letra mais sincera e que arranjo mais singelo. Sem estripulias, a canção fala que hoje o nosso coração é diferente porque Jesus mudou o nosso viver. Mas, será mesmo que o seu viver mudou? Além de uma música de reconhecimento, ela nos confronta em uma análise pessoal. Tenho vivido como Cristo quer?

A canção foi gravada pela primeira vez pelo grupo Som Maior (no LP “Mais de Cristo”) que fez muito sucesso na década de 70 e 80. Depois ganhou versões na voz de Aline Barros e Mara Maravilha. Mas, na boa, a versão original é a melhor. Ouçam e corram para ensaiar e cantar no culto de domingo com seus irmãos.


04. Autor da Minha Fé – Grupo Logos

GLÓRIA! GLÓRIA! AO AUTOR DA MINHA FÉ!

Ah, como não se emocionar com essa canção, né gente? Ainda mais se ela for cantada por um coral (já deu pra perceber que amo corais, não é mesmo?). A canção é do Grupo Logos, que iniciou em 1981 logo após o fim do Grupo Elo. Classificado por muitos como um grupo de MPB cristão, o Logos é considerado um dos grupos musicais mais conceituados do meio protestante. Suas músicas foram regravadas por vários outros músicos, como Cristina Mel e Carlinhos Felix.

E vejam que surpresa boa, acabei de descobrir que o grupo (que ainda está na ativa) vai se apresentar em Fortaleza (CE) em janeiro do ano que vem (2017). Ainda em novembro eu vou publicar uma matéria falando sobre a vinda deles de forma mais detalhada. Enquanto isso, fiquem com “Autor da Minha Fé”.


05. Jesus, Te Entronizamos – Marcos Góes*

E para encerrar, mais uma das que cantam na minha igreja. Ah, que saudades! Canção linda e de adoração. Nada de ego, só adoração. Eu cacei o autor da música, mas confesso que só achei referências ao Marcos Góes. Se não for e você achar o autor me fale que eu troco aqui, certo? Mas, de fato, o projeto musical “A Vigília” popularizou canções incríveis pelas igrejas do Brasil inteiro.



Oro para que canções como essas e tantas outras não sejam esquecidas, mas sempre entoadas para glória do nosso Deus. Eu vejo vocês na semana que vem com mais um texto na minha coluna. Se quiserem ver outros posts, cliquem aqui. Um abraço em casa um e compartilhem em suas redes sociais.

Nenhum comentário: